11 de outubro de 2014

BAIRRISMO FASHION

Senta que lá vem um post reflexivo. Mas de bom coração.

Eu trabalho há muito tempo metida no mercado de moda do Estado, especialmente, com as marcas do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco,  mas o contato que tive com a parte de produção dessas marcas foi muito pequeno, normalmente produzia editoriais, catálogos e campanhas e já pegava a coleção pronta, só pra fotografar mesmo ou pra colocar no catwalk
Desde que comecei a trabalhar desenvolvendo produtos para esse segmento (trabalho no desenvolvimento de acessórios personalizados para confecção, tipo, etiquetas, tags, botões...), percebo que há uma preocupação ENORME com qualidade, e que há sim, muita informação de moda.
Quando cheguei em Caruaru (em 2008), tinha uma visão completamente diferente da que tenho hoje. Como grande parte das pessoas, tinha a ideia de que "roupa da sulnaca" ou "roupa de feira" não tinha qualidade nenhuma, e nem olhava para marcas locais.
Bem, muita coisa mudou. MESMO! Hoje em dia, as marcas de moda investem cada vez mais em marketing, na qualidade dos produtos, e na pesquisa de moda. A faculdade de Design da UFPE-CAA e de Administração com ênfase em Marketing de Moda da UPE, garantiram respaldo para esse crescimento. 

Claro, ainda há muito a ser feito, mas não há dúvidas de que estamos no caminho certo.
Nós temos o segundo maior polo de confecções do país,e  já passou da hora de tomarmos orgulho, MUITO ORGULHO disso. Deixa só eu fundamentar isso que falei com esse trecho da matéria que tirei do site do Estadão: 

Os 12 mil empreendimentos registrados em 2003 são, agora, cerca de 20 mil. O polo já é o segundo maior do País - só perde para São Paulo. A região oferece cerca de 100 mil empregos e produz cerca de 900 milhões de peças por ano. Não há desemprego no setor, que tem penado com a carência de mão de obra qualificada. 



O link da matéria tá aqui, e vale ressaltar que estes dados são de Janeiro de 2013, então já tem mais mudança (e crescimento de lá pra cá).

Polo de Confecções de Toritama | Imagem: Reprodução

Significado de Bairrista
adj. e s.m. e f. Que habita ou frequenta um bairro.
Defensor dos interesses do seu bairro ou de sua terra, de maneira obsessiva e em detrimento dos demais.

Mas a ideia do post não é essa. Tenho que primeiro assumir o meu bairrismo: amo tudo que vem dessa terra, acho que o pernambucano é o povo mais lindo desse planeta, e entro em uma briga grande pra defender o que é daqui. E porque seria diferente com a moda? Com o que consumo? Pois andei pensando MUITO nisso e cheguei a uma dúvida e a uma conclusão:
Dúvida: Por que ao invés de consumir o que é produzido aqui no Estado, ajudando com a geração de emprego e renda, com o crescimento e até mesmo com a divulgação de marcas da terra, eu ainda comprava em redes de lojas fast fashion, onde a qualidade é inferior e o preço superior?
Conclusão: A partir de hoje,vou dar preferência TOTAL e ABSOLUTA ao que é produzido aqui, e assumir o meu bairrismo fashion.

A ideia e mostrar que dá sim, pra comprar coisa bacanas, de qualidade, por um preço acessível. Nós temos grandes marcas de moda casual feminina e masculina, surfwearunderwearbeach wear, jeans (MINHA GENTE, POR QUE EU COMPRO JEANS NA C&A, ME EXPLIQUEM?), infantil... Não lembro de nenhum nicho de marcado de confecção que não tenha um representante aqui, logo concluo que somos auto suficientes no quesito moda, correto?
Então acho que já está mais do que na hora de começarmos a dar mais valor ao que é produzido aqui, e contribuir não só com o crescimento econômico da região, como também com a fortificação da imagem da moda daqui.
Deixo então, o blog aberto e SEMPRE disponível às marcas daqui, para divulgação e apoio hein? 

Querem mais motivos? Eu já me convenci... O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,agreste-tem-2-maior-polo-textil-do-pais-imp-,981078

I LOVE CARUARU! I LOVE TORITAMA! I LOVE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE! ial jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:OOs e Nãzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o l




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