25 de novembro de 2015

PROFISSÃO: MODA


Volteeei! Que feliz! Não tava aguentando de ansiedade pra poder mostrar meu novo cantinho pra vocês! :)
Bom, por aqui vou continuar falando de moda, estilo, lifestyle e tendências, e também mostrar tuuudo que acontece de legal na nossa cidade! Tá bom? 

Pra começar, vou falar um pouco sobre o meu novo projeto e sobre a(s) minha(s) profissão(ões). É assim mesmo, bem complicado. Mas eu explico!
A Jacque Tamboo, deixou de ser apenas meu apelido e passou a ser a minha empresa de consultoria e produção de moda, e é por isso que agora eu trato pela 3ª pessoa (como é estranho, gente!). 
Bom, hoje eu me dedico à prestação de serviços como produção de editorias de moda, lookbooks, desfiles, campanhas, figurino para publicidade e consultoria de moda, para empresas da região. E mesmo com todo corre-corre, posso dizer que sinto que estou no caminho certo! 
Sou designer de formação, e já na faculdade dei uma pirada com o tanto de possibilidades que essa carreira nos dá. Sério, ter muitas opções ajuda mais do que atrapalha, principalmente pessoas indecisas como eu.
Dentro das ênfases principais da universidade - gráfico, produto e moda, eu não tinha muita dúvida, e me lancei na mundo fashion. E aí foi que a besta deitou começou o dilema maior. O que fazer?
Logo no começo da faculdade, comecei um estágio numa empresa de confecção, como designer gráfico. Ficava responsável pelo desenvolvimento de embalagens, estampas e até alguma pesquisa de tendências, mas tudo MUITO por cima. 
Então, caí meio que de para-quedas no mundo da produção de moda e comecei a trabalhar como assistente de produção em desfiles e fotos. 
Zero glamour, muita ralação. Crepe nos sapatos, caixas e mais caixas pra carregar, passar roupa... Mas eu amava aquilo!
A faculdade seguiu, eu entrei em outro estágio, dessa vez como designer gráfico numa empresa de acessórios para confecção: tags, etiquetas... Tudo! Aprendi demais, errei, cresci. E continuei fazendo minhas produções, agora sozinha, dando a cara pra bater e, claro, errando. 
Com a faculdade chegando ao fim, precisei mergulhar no meu TCC, e então veio outra paixão: a pesquisa. Consumo, coolhunting, tendências, mercado. Nascia um novo amor.
Mas, o que fazer agora? Vai pra onde? Chora? Resolvi ir em frente pra ver no que dá, afinal, eu não precisava escolher nada ainda.
Depois de ter voltado a morar em Recife pra trabalhar exclusivamente com produção de moda, recebi uma proposta pra voltar pro Agreste, e pro design gráfico. Voltei. Tentando mil vezes conciliar a minha nova profissão, com as minhas paixões, fui engolida por elas. Decidi, depois de quase 2 anos de empresa, seguir em frente, dar um passo grande: a Jacque Tamboo.
Pois bem, tá no ar. E mesmo com todas as dificuldades de um novo começo, tô feliz. E acreditando cada vez mais no meu potencial e na minha intuição. 
Massss, enrolei esse tempo todo pra fazer uma coisa que acho que vai ajudar muita gente que quer trabalhar com moda: UM GUIA DE PROFISSÕES. Aprendi um monte de coisa com a cara e com a coragem, e hoje, vejo que embora haja muito mais informação do que na época que entrei na faculdade, velha, ainda tem muita dúvida por aí. Vamo nessa?

Estilista

Se imagina desenhando uma coleção de roupas ou acessórios? Delineando um conceito dessa coleção? Pesquisando tendências, modelagens, texturas, cores, estampas? Estas são as funções do estilista. A busca incessante por novas referências e ótima bagagem cultural são indispensáveis para este profissional. 

Modelista

Passar a ideia do estilista do papel para a vida real. Em outras palavras a modelista passa o desenho em 2D do estilista para o 3D, buscando soluções para desenvolver a peça da melhor maneira possível. Este trabalho exige habilidade, bem como precisão, visto que qualquer problema na modelagem interfere no na execução e caimento da peça. Com a modernização do sistema de modelagem alguns softwares já estão no mercado para  facilitar este serviço, mas o olhar e o trabalho humano estão sendo ainda mais buscados.

Costureiro

Dispensa apresentações. O costureiro é peça fundamental para o desenvolvimento da peça idealizada pelo estilista. Embora a profissão possa parecer informal e autodidata, já existem cursos de aperfeiçoamento e atualização na área, dispostos a manter os profissionais cada vez mais especializados.

Produtor de Moda

Produzir campanhas publicitárias, desfiles, loobook, editoriais, delimitando e organizando looks, modelos e todo o staff  e locação do trabalho, esta é a principal missão do produtor de moda. 

Consultoria de Moda

A constante atualização profissional principalmente no mundo da moda, onde as coisas parecem andar cada vez mais rápido, é papel do consultor auxiliar no desenvolvimento de projetos e coleções, pesquisa de consumidor e de mercado e treinamento de equipes.

Figurinista

Profissional responsável pela elaboração de modelos para peças de teatro, balé, filmes, novelas, shows, anúncios publicitários... A principal função do figurinista é desenvolver a sua criação de acordo com as exigências impostas pelo trabalho, adequando-a ao projeto que foi passado. 

Stylist

O stylist é o profissional que assina a imagem de um desfile, ou editorial. Junto com o estilista e o produtor, ele tem a missão de complementar com coerência, e ajudar a consolidar o conceito da coleção.

Beauty Artist

Responsável pela beleza (leia-se cabelo e maquiagem), está em colaboração também para que a imagem idealizada a princípio pelo estilista, ganhe forma e força através de suas escovas e pincéis, definindo junto ao stylist as características e estilos que serão utilizados para o trabalho.

Designer de Moda

O designer desenvolve produtos de moda, levando em consideração a sua função estética, prática e simbólica. É responsável também pela pesquisa de tecnologias têxteis, da compra de matérias- primas e também pode trabalhar na parte de desenvolvimento de estampas (surface design). 

Fotógrafo de Moda

Cabe ao fotógrafo de moda, transformar em imagens o conceito passado pela coleção, ou pelo briefing de um editorial. Este profissional precisa ter grande sensibilidade, senso estético e crítico e alto domínio das possibilidades técnicas.

Jornalista de Moda

O jornalista especializado em moda está responsável por cobrir eventos, lançamentos, e também a realizar matérias que tratem desde a criação até o aspecto econômico do mercado da moda. 

Modelo

Responsável por exibir e "vender" a imagem da coleção ou editorial, em peças publicitárias ou conceituais, desfiles etc. A modelo deve ser a cara da grife ou da coleção para  qual trabalha.

Estas são apenas algumas das muitas vertentes que podemos trabalhar dentro do mercado de moda. Existem profissões surgindo a cada dia, e é preciso ficar atento também às mudanças e necessidades do mercado. 
A profissão MODA ainda está se encontrando, somos jovens, somos novos, e estamos crescendo e tateando para onde estamos indo. A boa notícia: estamos no caminho certo!

ONDE ESTUDAR?

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAMPUS ACADÊMICO DO AGRESTE
CURSO: BACHARELADO EM DESIGN
SITE: https://www.ufpe.br/designcaa/

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
CURSO: ADMINISTRAÇÃO (ÊNFASE EM MARKETING DE MODA)
SITE: http://upecaruaru.com.br/

SENAC CARUARU
CURSOS: CORTE E COSTURA, DESIGN E ESTILO, MODELAGEM, MOULAGE, FIGURINISTA, PRODUÇÃO DE MODA E STYLING, VISUAL MERCHANDISING, ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DE MODA, ENTRE OUTROS.
SITE: http://www.pe.senac.br/ascom/index.shtml

UNIFAVIP DEVRY
CURSO: TECNÓLOGO EM DESIGN DE MODA
SITE: http://www.unifavip.edu.br/

FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL - FADIRE
CURSO: DESIGN DE MODA
SITE: http://graduacao.fadire.edu.br/

ITEP CT-MODA CARUARU
CURSO: TÉCNICO EM MODELAGEM DO VESTUÁRIO
SITE: http://www.itep.br/index.php

SENAI CARUARU
CURSO: TÉCNICO EM VESTUÁRIO / TÉCNICO EM PRODUÇÃO DE MODA
SITE: http://www.pe.senai.br/

Curtiram? Querem saber mais sobre trabalhar com moda? Um post especial cada profissão? Entrevistas? Eita que animação!

Beijo!

Tamboo Emoticon heart

2 comentários: