20 de dezembro de 2014

DIY | CENTRO DE LÁPIS DE COR


Eu não sei vocês, mas eu gosto de casa com cara de casa. Aquelas casas montadas, que parecem lojas de móveis finos, com seus 50 tons de cinza, o ton sur ton não me encantam de jeito nenhum. Eu gosto mesmo é de casa colorida, com móveis que têm história e aquele aconchego de casa de gente feliz. 
Aqui em casa, alguns (MUITOS!) móveis vieram da casa dos meus pais e dos de Anderson, e até dos avós, como é o caso dessa mesinha de centro. Ela é MUITA antiga, e já passou por mil transformações. Mainha já colocou um tecido ornando com o sofá no meio, já tirou, e por fim, ele veio bater aqui em casa. Aí o bichinho tava escanteado, deixado ali de lado, juntando poeira, até que eu tomei coragem pra dar a primeira ajeitada nele: uma lixada pra tirar os últimos resquícios de verniz e 2 demãos de esmalte sintético vermelho. Pronto, deu uma boa melhorada, mas ainda tava sem graça...
Como nosso sofá também tem a base vermelha, decidimos colocar esse papel estampada pra dar uma quebrada nesse vermelho todo (Porque eu já tava me sentindo dentro da música de Fafá de Belém né?). 
O segundo passo, veio de uma ideia que vimos na revista Decorar mais por Menos (apenas, COMPREM!), um móvel coberto com lápis de cor. 
Aí pronto, foi só medir, comprar o material e botar a mão na massa  (ou nos lápis, no caso)! Saca aí o passo-a-passo!


Nós medimos a mesinha e, por coincidência, a profundidade era EXATAMENTE da  altura dos lápis, acreditam? Fizemos os cálculos de quantos lápis íamos precisar (deu errado meu cálculo e eu tive que sair locona pra comprar mais 6 caixas de lápis, SORRY!).
No final, usamos cerca de 28 caixas de lápis, que foram cortados com cerca de 13 centímetros. Comprei lá no Mundo das Utilidades (AMO!), cada uma por R$ 2,00.


INDISPENSÁVEL: namorido lindo e disposto a cortar mais de 300 lápis numa manhã de sábado! Não, não empresto. Desculpa.
Você vai precisar também de um arco de serra pra cortar os lápis tá? O cachorro lindo é opcional. Também não empresto. :)


Aí, respira, toma um chá de camomila, segura na mão de Deus e vai! Porque essa  parte de encaixe é pura paciência. Nas fotos vocês podem perceber que estávamos seguindo uma linha de fazer as cores intercaladas, mas no fim optamos por fazer uma única linha degradê. Essa é outra vantagem desse projeto, dá pra mudar quando quiser a posição dos lápis!



DICA DO AMOR | Faça uma linha por vez e vá encaixando os lápis nas linhas superiores. Se o lápis não encaixar, é só acertar o tamanho dele com a serra, ou mesmo passar ele no piso grosso. NÃO FORÇA A BARRA QUE VOA TUDO VIU? Carinho nessa etapa aí!
Depois de todo o trabalho (o namorido que o diga), está aí o nosso projeto pronto! Deu um orgulho tãooooo grande ver com ficou lindo...
Colocamos um tampo de vidro, com espessura de 3 mm, pra não estragar os lápis e proteger da poeira.
TÔ TÃO APAIXONADA PELO NOSSO CENTRO "NOVO" QUE VOCÊS NEM IMAGINAM!
E o melhor vai ser dizer a todo mundo que ele tem quase 30 anos, e que a repaginada foi ideia nossa! 


Ah! 2015 promete muuuuuitos projetos DIY aqui no blog tá? Já tô com mil ideis e VOU botar em prática! E aí curtiram?

Beijo!